sábado, 24 de julho de 2010

O nosso projecto


Nos últimos anos e no âmbito dos anteriores projectos Germobanco Agrícola da Madeira, os sócios Universidade da Madeira e Associação de Agricultores da Madeira procederam a recolhas, caracterização e identificação de variedades de espécies agrícolas da Região, entre as quais, variedades de trigo.
Através de sementes e de outros porpágulos agrícolas recolhidos e devidamente limpos de impurezas, pragas e doenças, constituíram-se diferentes colecções de germoplasma agrícola.
Estas colecções do Germobanco, integram-se no Isoplexis banco de Germoplasma (inserido no Centro de Estudos da Macaronésia da Universidade da Madeira.
O objectivo destas colecções é o de promover biodiversidade agrícola regional, conservando e recuperando espécies agrícolas (muitas vezes quase em extinção) e de estudar com fins a promover ou melhorar algumas plantas ainda pouco exploradas.
Entre vários estudos e publicações resultantes do Projecto Germobanco destacam-se os cartazes “Biodiversidade de Trigos da Madeira” e podemos encontra-los em exposição na Fajã –da-Ovelha, em alguns cafés/bares da freguesia (ponto de encontro de muitos agricultores) com destaque de algumas variedades de trigo recolhidas no concelho da Calheta.
Todo este trabalho de investigação só tem vindo a ser possível graças ao contributo dos agricultores, com a cedência de amostras de sementes e dos seus testemunhos de sabedoria popular acerca das potencialidades de algumas variedades hoje pouco usadas pelos nossos agricultores.
Conservar semente é mantê-las com viabilidade, com capacidade de germinarem. Muitas colecções precisam de ser multiplicadas, ou porque têm amostras reduzidas ou por já terem um determinado número de anos, ou porque é preciso material para mais estudos.
Há semelhança dos anos anteriores, mas actualmente no âmbito do projecto Agricomac, a Associação de Agricultores da Madeira (A.A.M), estabeleceu um protocolo de cooperação com cerca de 2 dezenas de agricultores, a grande maioria da Fajã-da -Ovelha. De acordo com o protocolo estabelecido a A.A.M. cedeu aos agricultores uma determinada quantidade de trigo de variedades regionais regionais, juntamente com algumas recomendações técnicas.
Os agricultores têm aqui o papel de multiplicadores. Foi acordada a entrega (no mínimo) do dobro da quantidade de sementes recebida na colheita seguinte para ser entregue novamente para as colecções do banco de germoplasma.
Destaque-se a participação e o papel de motivação dos agricultores e de locais por parte da Casa do Povo da freguesia da Fajã da Ovelha.
O sucesso desta colaboração foi provado há cerca de um ano atrás, quando a Associação de Agricultores da Madeira foi contactada pela Associação de Desenvolvimento Integrado “Terras Dentro”, através do portal Sistema de Informação Rural, para uma participação na Feira Anual de Cuba, Alentejo, no âmbito da Exposição “O nosso pão”.
Foram imediatamente contactadas por toda a ilha diferentes padarias com fabrico de pão e doçaria tradicional e particulares por todos os concelhos do Arquipélago da Madeira, convidando-os à exposição do Produto Regional juntamente com a padaria tradicional alentejana, transmontana e brasileira. Representou-se um pouquinho da Madeira com algum sucesso à mistura!
Houve grandes contributos e apoios, muitos dos quais a Associação de Agricultores da Madeira manifesta ainda a maior gratidão. A Terras de Dentro comparticipou todas as despesas, com a aquisição de pães, de farinhas e outros ingredientes para o fabrico de pão, contando ainda os preços especiais e ofertas dos muitos apoiantes desta exposição.
Realçamos novamente o bom trabalho da Casa do Povo da Fajã da Ovelha ao juntar colaboradoras que fizeram diferentes pães para exposição. Assistiu-se ao processo de fabrico e registou-se através de fotografia e vídeo uma série de momentos únicos de viva tradição.
Com toda esta colaboração bem sucedida decidiu-se então promover em 2010 o primeiro evento “Encontros do Trigo”, sendo este Blog uma semente para multiplicar!

Sem comentários:

Enviar um comentário